28/04/2008

Entrevista à Vice-Presidente da Escola Eng. Nuno Mergulhão


Objectivo: Obter informações relacionadas com os alunos imigrantes que frequentam estas escolas e existência ou não de projectos relacionados com os mesmos.

Data: 21 de Abril de 2008

Entrevistado: Vice-Presidente – Teresa Mendes

1 - Com o passar dos anos tem havido um aumento ou uma diminuição do nº de emigrantes que frequentam a sua escola? Na sua opinião a que se deve isso?
Tem havido um aumento, que se deve á emigração constante que tem havido que e devido ao crescimento da cidade, á maior probabilidade de emprego, etc.

2 - Costuma aceitar bem a vinda de alunos estrangeiros para esta escola ou tende a ser selectivo/a quanto ao tipo de imigrantes que aceita?
Não, qualquer aluno é bem-vindo desde que existam vagas.

3 - Quantas nacionalidades diferentes existem na escola?
Nesta escola existem bastantes nacionalidades diferentes, são 18 ao todo, sendo a nacionalidade brasileira a que existe em maior número.

4 - Qual a comunidade linguística que mais se destaca? Porquê?
São os meninos dos países de Leste.

5 - Acha o desempenho desses alunos bom ou mau?
O desempenho é bom, aprendem facilmente a língua portuguesa.

6- Que tipo de apoio fornece aos emigrantes relativamente à sua aprendizagem e adaptação?
Existe um projecto a nível nacional que fornece um apoio extra na língua portuguesa, de resto recebem apoio como qualquer outro aluno.

7- Como acha que tem sido a adaptação dos alunos estrangeiros na escola?
Os alunos adaptam-se geralmente bem, não tem propriamente a ver com a escola, tem mais a ver primeiro, com a adaptação dos pais.

8 - Na sua escola existe algum projecto onde as outras comunidades estrangeiras estejam inseridas?
Não existe nenhum projecto em especial, recebe apoio individual como outro aluno.

Quem somos?

Os heterónimos
Aurora Offermans, Joana Nunes, Nicole Alegre e Pedro Marrachinho - somos um grupo de alunos da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes - Portimão, da disciplina de Área-Projecto, turma E do 12.º ano e estudantes do Curso de Línguas e Literaturas.

O nosso objectivo?

Através deste projecto pretendemos mostrar à comunidade portimonense de que forma as várias comunidades linguísticas presentes no município contribuem para o seu desenvolvimento e como estas também são influenciadas pela nossa cultura.