
1- Confirma que o número de estrangeiros residentes no nosso município tem vindo a aumentar ao longo destes últimos anos?
R: Sim, principalmente oriundos do Brasil.
2- Muitos desses residentes criaram associações de sua própria comunidade. De que forma é que a autarquia auxilia essas associações em termos de infra-estruturas, apoios concedidos, etc? Acha que essas associações têm trazido benefícios para a cidade?
R: Apoios: financeiros, apoio técnico e logístico, instalações e cedência de transportes. Tem trazido muitos benefícios no geral, em termos de integração social.
3- Que infra-estruturas oferece a cidade para a realização de eventos organizados pelas comunidades estrangeiras?
R: Auditório, Portimão Arena, etc..
4- Poderá esta “mistura” de raças e culturas trazer alguma vantagem ou desvantagem para o desenvolvimento do município?
R: Vantagem, mão de obra qualificada e disponível para trabalhar em todas as áreas no Sector da Industria Hoteleira e outras.
5- Acha que o município tem sido influenciado pelas várias comunidades linguísticas nele existentes? Se sim, como?
R: Sim, através da Multiculturiedade.
6- Existem escolas em Portimão com alunos de várias nacionalidades. O que tem a dizer acerca disto? De que forma é que estes são ajudados na sua vinda para cá?
R: No Município de Portimão existem escolas que têm alunos provenientes de 20/30 nacionalidades diferentes. De acordo c/ informações prestadas pelos Estabelecimentos de Ensino tem sido positivo quer para os alunos do Município porque tem sido uma partilha de experiências diferentes e enriquecedoras do interesse de ambas as partes. Cada escola tem arranjado a sua estratégia para uma melhor integração dos alunos estrangeiros proporcionando o melhor acolhimento a estes alunos quer na escola quer a nível social (fora de escola). Existem escolas que criaram a figura do aluno tutor (de nacionalidade portuguesa) que vive próximo do aluno estrangeiro, que ao fim de semana é responsável por levá-lo ao cinema, a um concerto ou a uma outra actividade cultural, para que a sua integração também seja efectuada a nível social.
Sem comentários:
Enviar um comentário