21/04/2008

Projecto Pace - Resumo elaborado pelo grupo

Projecto PACE
(Portfolio de Avaliação de Competências Europeias)

Este projecto tem como parceria europeia as seguintes escolas:
Latina (IT) – SMS G. Gena (escola coord) / IC Don Milani; Nuremberga (DE) Wilhelm-Loehe-Schule; Salamanca (ES) – IES Torres Vilarroel / IES Vaguada de La Palma


Objectivos
Os objectivos gerais deste projecto são a elaboração de quadros de referência de competências europeias em varias áreas disciplinares, de forma a facilitar a mobilidade transnacional de alunos na Europa.
O principal objectivo deste projecto é a integração de alunos emigrantes, partindo da sua identidade cultural, bem como a educação multicultural de todos os alunos, tendo em conta a compreensão, tolerância e consciência europeia. Este projecto pretende ainda o desenvolvimento de estratégias que permitam facilitar a integração de alunos com dificuldades de aprendizagem, de forma a evitar bullying, através do desenvolvimento do sentimento de identidade e pertença, para que se possa obter uma escola onde igualdade de oportunidades, equidade e justiça sejam princípios educativos fundamentais.
A implementação e avaliação de estratégias de gestão e organização são feitas através da troca de experiências e de informação entre as escolas parceiras. O projecto pretende também o reforço da cooperação com a comunidade local e com as comunidades imigrantes.


Desenvolvimento do projecto


Depois do encontro que decorreu em 2007 no mês de Maio, em Portimão, onde cada uma das escolas presentes no encontro responsabilizou-se pelo tratamento de vários temas de acordo com as suas necessidades e prioridades, Para escola secundária Manuel Teixeira Gomes as actividades que foram previstas foram as seguintes:
Dificuldades de aprendizagem
- Estudo comparativo dos sistemas de educação compensatória das escolas parceiras.
- Estudo da realidade escolar no que respeita ao funcionamento dos apoios educativos; proposta das medidas adequadas ao contexto.
Integração dos alunos estrangeiros
Continuação de:
- Oferta de cursos de Português Língua não Materna (iniciação e continuação/ ensino diurno e nocturno)
- Gabinete de apoio ao aluno estrangeiro (sinalização dos alunos; aplicação das fichas de integração; aperfeiçoamento do sistema de alunos tutores; contactos com as famílias)
- Aprofundamento dos contactos com comunidades emigrantes;
- Actividades de cooperação com o projecto JA.
Espaços de pertença – da identidade restrita á identidade alargada; educação para o multiculturismo
- A escola como espaço de pertença:
Aplicação de um questionário aos alunos/ famílias sobre a identificação com a escola/imagem da escola;
Apresentação de propostas decorrentes da analise de resultados;
Sinalização de ex-alunos da instituição, tendo em vista a criação de um clube de ex-alunos;
Convite a ex-alunos da instituição com actividade profissional relevante para participação em palestras/ passagem de testemunhos aos alunos actuais;
Apresentação de proposta de realização de um encontro-convívio, com periodicidade a determinar de ex-alunos e professores da escola;
Planificação e aplicação de unidades didácticas no domínio da educação multicultural, nas áreas disciplinares envolvidas.


Informações adicionais

- A divulgação do projecto é feita através de sessões públicas de divulgação de projectos á comunidade educativa e á comunidade alargada, placard informativo, página da escola e imprensa

- A avaliação do projecto é efectuada de acordo com a analise dos resultados atingidos nos vários encontros do projecto, do relatório final a enviar á agencia nacional, dos relatórios intermédio e final de actividades e do desenho e experimentação de instrumentos de avaliação a aplicar aos encarregados de educação, alunos e associações locais.
O público-alvo deste projecto é a comunidade educativa.
O projecto é financiado pela comunidade europeia.

- Os professores envolvidos que formam a equipa responsável são:
Professora Estela Vieira – coordenadora do projecto;
Professora Ana Gonzaga;
Professora Maria da Conceição Veloso

Professora Maria José Duarte

Sem comentários:

Quem somos?

Os heterónimos
Aurora Offermans, Joana Nunes, Nicole Alegre e Pedro Marrachinho - somos um grupo de alunos da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes - Portimão, da disciplina de Área-Projecto, turma E do 12.º ano e estudantes do Curso de Línguas e Literaturas.

O nosso objectivo?

Através deste projecto pretendemos mostrar à comunidade portimonense de que forma as várias comunidades linguísticas presentes no município contribuem para o seu desenvolvimento e como estas também são influenciadas pela nossa cultura.