27/05/2008

Cabo Verde: PR Pedro Pires espera "avanço" na parceria com UE durante presidência francesa

Cabo Verde espera que o acordo de parceria especial com a União Europeia "tenha um avanço", nomeadamente na área da emigração, durante a presidência francesa no segundo semestre deste ano, disse hoje em Paris Presidente cabo-verdiano, Pedro Pires.

Pedro Pires esteve hoje em Paris a caminho do Japão, onde vai participar na IV Conferência de Tóquio sobre o desenvolvimento em África, de 28 a 30 de Maio, e regressa à capital francesa na próxima semana, tendo agendado para 02 de Junho um encontro com o seu homólogo francês, Nicolas Sarkozy.

Em declarações à Lusa hoje em Paris, O Presidente cabo-verdiano disse que espera um avanço nas relações entre a Europa e o arquipélago nomeadamente em "criar condições para que haja uma emigração cabo-verdiana legal".

O conselho europeu de ministros da Justiça e do Interior de 06 de Dezembro passado escolheu Cabo Verde e a Moldávia como países-piloto para uma experiência de flexibilidade de circulação de pessoas de países terceiros no espaço da União Europeia.

Segundo Pedro Pires, está "em vista a assinatura de um acordo com alguns países europeus, como Portugal, Espanha, França e eventualmente Luxemburgo", no âmbito dessa flexibilidade de circulação.

Com Nicolas Sarkozy o Presidente de Cabo Verde deve também discutir a segurança e o combate ao narcotráfico, que "neste momento tem uma presença preocupante na Africa Ocidental", sendo necessário "um apoio sério" nesta área.

Nesta sua passagem por Paris, Pedro Pires encontrou-se com Koichiro Matsuura, director-geral da UNESCO, com quem abordou a candidatura da Cidade Velha a Património da Humanidade, um dossier que o governo enviou àquela organização da ONU em Janeiro passado e sobre o qual apenas deverá haver uma decisão no próximo ano.

Situada na ilha de Santiago, a Cidade Velha foi a primeira urbe construída pelos portugueses quando da descoberta das ilhas em 1460 e conserva ainda vestígios da sua história, quando foi um importante entreposto negreiro.

Na conferência de Tóquio, o Presidente cabo-verdiano disse que irá falar da necessidade "urgente e consistente em apoiar aqueles que têm uma situação alimentar em perigo" e defendeu que é "fundamental haver uma estratégia para o desenvolvimento da produção agrícola alimentar, para garantir uma segurança alimentar sustentável e previsível".

"África tem recursos importantes em terra, mão-de-obra e água. É uma questão de colocar como prioridade a produção agrícola alimentar", acrescentou Pedro Pires.

In Agência Lusa, 27 de Maio de 2008

Quem somos?

Os heterónimos
Aurora Offermans, Joana Nunes, Nicole Alegre e Pedro Marrachinho - somos um grupo de alunos da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes - Portimão, da disciplina de Área-Projecto, turma E do 12.º ano e estudantes do Curso de Línguas e Literaturas.

O nosso objectivo?

Através deste projecto pretendemos mostrar à comunidade portimonense de que forma as várias comunidades linguísticas presentes no município contribuem para o seu desenvolvimento e como estas também são influenciadas pela nossa cultura.